Designer Precisa Saber Desenhar? O fim definitivo dessa dúvida.

Tempo de leitura: 2 minutos

Com certeza essa é uma dúvida que todo designer (ou quem quer ser um) já fez! Designer Precisa Saber Desenhar?

Quando eu entrei na faculdade (2006) eu não sabia em qual área da publicidade iria atuar. Só no 3º período do curso resolvi que seria a área de criação, mais precisamente: design gráfico.

Mas tinha uma pergunta que me incomodava muito: Será que designer precisa saber desenhar?

Essa dúvida realmente me perseguiu por um bom tempo.

Não era fácil ver o portfólio dos caras e achar que eu nunca seria tão bom quanto eles, afinal, eles já tinham nascido com aquele dom. No meu caso, DOM para desenhar era algo que com certeza eu não tinha.

Eu nunca me achei um cara muito inteligente nem “genial”, porém esforçado, ah meu velho… isso eu sempre fui! Então decidi que iria me dedicar “custe o que custar”, e iria sim me tornar um bom profissional de design gráfico.

Mudei de cidade (eu morava no interior, do interior do interior), trabalhei em uma agência literalmente de graça por 11 meses só pra ter a oportunidade de estar lá aprendendo. Isso foi decisivo para a minha carreira.

Então designer precisa saber desenhar?

designer precisa saber desenhar

Pra minha sorte, não!

Com o tempo fui melhorando meu conhecimento e minha visão sobre design.

Essa profissão é feita à base de pratica, prática e mais prática.

Em 2010 quando abri minha agência digital eu já tinha percebido que não precisaria saber desenhar pra poder ser um ótimo profissional.

Na real isso é mais voltado pra quem quer trabalhar com criação de personagens e ilustração.

Então meu querido, se você tá na dúvida se designer precisa saber desenhar pra ser um bom profissional, fica tranquilo! Isso não te impede em NADA de trabalhar nessa área. Seja em uma agência ou montando o seu próprio escritório e trabalhando como freelancer.

No começo é realmente difícil, mas eu sou a prova viva de que é possível sim e é por esse motivo que estou escrevendo esse post.

Levou pelo menos 1 ano pra eu olhar para as artes que eu criava e achar elas “bacanas”. Até chegar nesse ponto, é claro que eu pensei em desistir. Mas como eu queria demais aquilo pra mim, eu continuei.

Quando você trabalha com isso várias horas por dia, você já domina bem as ferramentas de trabalho (geralmente photoshop e illustrator) e o principal: Começa a enxergar e absorver tudo o que está ao seu redor.

É nesse momento que o seu olhar se aprimora e o seu nível como designer aumenta.

No meio dessa jornada você já fez alguns trabalhos bacanas e teve feedbacks legais de clientes, o que vai te encorajar e motivar a continuar evoluindo.

Cadastre o seu email aqui no blog pra receber os conteúdos que eu publicar.

Eu odeio spam tanto quanto você e só vou te mandar conteúdos que vão agregar.

Boa sorte meus queridos 😉

Receba conteúdo vip no seu e-mail.

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog! Eu odeio spam tanto quanto você. Enviarei apenas conteúdos que vão agregar.>

2 Comentários

  1. Bruno Borges

    Pra ser designer precisa precisa de muita prática mas também de muito estudo. A maioria da galera para nesse segundo ponto. Aprende a trabalhar com photoshop e illustrator e para por aí.. não vai atrás de cursos e estudos. Pra mim isso é decisivo

    Responder
    1. Jeffo

      Com certeza Bruno. Se dedicar e estudar é realmente imprescindível para evoluir. Obrigado pelo comentário brother 😀

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *